segunda-feira, 8 de março de 2010

KUTTAMUWA É IDENTIFICADA COMO A BÍBLICA "NETA'IM"

Transcrevo abaixo trecho de uma notícia veiculada pela Universidade de Haifa a respeito do polêmico fragmento de cerâmica encontrado em Kuttamuwa. O fragmento seria uma evidência de que os israelitas já conheciam a escrita antes do século X. A tradução foi feita pelo Numinosum:
O Prof Gershon Galil, do Departamento de Estudos Bíblicos da Universidade de Haifa identificou Kuttamuwa como "Neta'im", [cidade] mencionada no livro de Crônicas. “Os habitantes de Neta'im foram oleiros que trabalharam no serviço do rei e habitaram um importante centro administrativo, perto da fronteira com os filisteus”, explica o Prof Galil.
Kuttamuwa é uma cidade de província [situada] na região do Vale de Elah. As escavações arqueológicas realizadas em Kuttamuwa por uma equipe chefiada pelo Prof Yosef Garfinkel e Saar Sr. Ganor dataram o local para o início do século 10 a.C., ou seja, o tempo de governo do rei Davi. Uma inscrição em hebraico em um caco de cerâmica encontrado no local, datado do século 10, foi recentemente decifrado pelo Prof Galil e indica a presença de escribas e um elevado nível de cultura na cidade.
Para ler notícias mais antigas a respeito do tema clique aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário