segunda-feira, 24 de maio de 2010

O PENTATEUCO NO MAPA

Nas últimas semanas tenho trabalhado na confecção de mapas bíblicos para meus alunos. Utilizei o site bibleatlas.org e alguns programas que editam imagens para tornar o visual mais interessante.  Os primeiros mapas ilustram o Pentateuco:




Observe como o Egito é "verdinho", "verdinho". Não é à toa que quando havia fome em Canaã todos buscavam refúgio lá. Apesar do local da travessia do Mar Vermelho (ou Mar dos Juncos)  não ter sido identificado até hoje, resolvi acompanhar os mapas da maioria dos livros sobre o assunto. O mesmo pode ser dito em relação ao Monte Horebe (ou Sinai). No mapa acima ele está situado na Peníncula do Sinai, mas há que prefira a região de Midiã, na margem oriental do Golfo de Áqaba.

25 comentários:

  1. Pô Jones muito me interessa o Atlas citado por vc na PCC... ah e se puder me mandar outros materiais sobre o A.T que vc tiver tb... rsrsr... agradeço... gostei da sua postagem... alexanderlouback@yahoo.com.br !!!


    Graça & Paz !!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do mapas no seu site. Eu me interesso muito por historia do povo judeu se puder me mandar outros materiais sobre o A.T e N.T que vc, sou professoran e gosto de explicar com mapas.Se tiver atlas......agradeço
    ysabell.cruz@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Marina Sartori
    Olá, muito interessante a proposta do pentateuco, dou aula na escola dominical e como fasso geografia, resolvi expor a aula utilizando mapas e achei sua ideia e seu trabalho otimo! Muita boa ideia, vou usa-la nas aula.
    Fique na paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fasso? Não seria "faço"? Otimo? Não seria ótimo?
      Muita boa ideia? Não seria muito boa ideia? Usa-la? Não seria usá-la? Nas aula? Não seria Nas aulas?Menina, eu não gostaria de ter vc como professora.

      Excluir
  4. Marina Sartori,

    Tenho outros mapas. Caso tenha interesse mando para você por e-mail.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou estudante de teologia na UNISAL - SP e neste semestre estamos estudando o Pentateuco e história de Israel, se puder me enviar estes mapas eu fico agradecido... Abraz@dombosco.net

      Excluir
    2. Boa tarde Jones! Gostaria também, se possível que você pudésse mandar para mim, pois já fui professsor da EBD e gosto muito de ensinar - pois foi quando mais aprendi...
      e.j.s_35@hotmail.com

      Excluir
    3. Bom dia. Encontrei seus mapas pesquisando algumas coisas relacionadas a Bíblia. Estou fazendo devocional e temos um cronograma de ler a Bíblia em 1 ano. Sou apenas uma Cristã que quer ler e aprender mais dos ensinamentos de Deus pai e Jesus. Se puder me enviar o atlas ficarei muita agradecida , pois sei que entenderei muito mais vendo como foi a caminhada do povo escolhido.
      E-mail: ninarodriguesb@hotmail.com
      Forte abraço

      Excluir
  5. Caro Jobes, descobri seu site buscando o significado do nome de Jacob. Até deixei uma pergunta para você. Agora gostaria de receber seu atlas, o qual me poderá ser bastante util na escola dominical. Meu e-mail bragaj88@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz.
    Muito bom sua postagem. Gostaria de saber se pode me enviar tambem esses mapas (todos se for possível) me auxiliara nas aulas da EBD.
    conf.paulohenrique@hotmail.com
    Shalom

    ResponderExcluir
  7. Jones estou fazendo teologia,aula passa foi abordado esse assunto.Gostei desse mapas,min reforçou bem mas preçiso de mas comtéudo.se possivél mim mande esses matérias.
    A paz de Cristo e um forte abraço
    agamenoncolacio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. gostei muitos dos mapas. jones poderia me mandar por imail mais alguns, sou aluno de teologia 1ano, deus abençoe, eduardo_herdeirodotrono@hotmail.com... autorizo a todos a me enviar artigos mapas etc, fiquem na santa paz

    ResponderExcluir
  9. A Paz do Senhor irmão Jones!
    Quero parabeniza-lo pelo blog,onde não se critica a fé alheia,mais respeita
    acima de tudo,Oro para que o evangelho seja pregado e que o nome do Senhor seja glorificado

    Deus o abençõe e siga na paz!
    Flávia Barbosa!

    ResponderExcluir
  10. Poxa muito bom esse material...me interesso bastante por estudar a bíblia e gostei bastante desses mapas, se puder me enviar mais alguns materiais ficarei grato.
    leonardo_marques77@yahoo.com
    Que Deus abençoe tua vida!
    Leonardo Marques!

    ResponderExcluir
  11. Professor, o senhor teria um mapa cronológico "mais" detalhado da TORÁ? Caso tenha me mande por favor. Eduardo do STBC.
    eduardocarvalho30@oi.com.br
    Shalom alechem!

    ResponderExcluir
  12. ola jones gostei muito das informações, principalmente dos mapas, sou prof de teologia e gosto de ilustra com mapas os seus são excelentes gostaria que me mandasse para mim fico grato não tenho tais recursos eletrônicos e tecnica obrigado meu endereço é prwillami@hotmail.com paz

    ResponderExcluir
  13. Olá Jones,gostei do material.Se possível favor enviar os mapas.Agradeço pela gentileza. Deus o abençoe.
    Meu e-mail é shamrib@yahoo.com.br
    Att,
    Samuel Costa

    ResponderExcluir
  14. você tem dados sobre a caminhada do povo do Egito ate Canaã?
    Gostaria de dados detalhando representados num mapa, porque nesses 40 anos, eles fizeram paradas, gostaria de especifico em que cidades e aproximadamente quanto tempo ficaram em cada cidade.
    você poderia me ajudar?
    meu e-mail: educcunh@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Elton
    Olá Jones, gostei muito desses mapas, dou aulas na Escola Dominical e o tema deste trimestre é "Uma Jornada de Fé- A formação do povo de Israel e sua herança espiritual" creio que você pode me ajudar bastante neste tema, se for possível gostaria de receber por e-mail estes mapas e o que mais você tiver de material para complementar as minhas aulas, pois procuro fazer o melhor para Deus e fico contente de encontrar este excelente trabalho que pode me ajudar bastante. Desde já te agradeço e aguardo sua resposta em meu E-mail: eltonzacchi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Jones... Interessantissimo!! Pode me enviar seu atlas tambem. Adoraria ver mais, por favor.
    denise.ads@live.com

    ResponderExcluir
  17. Denise, inseri todos os mapas do atlas aqui no Blog. Você pode acessá-los clicando em "Geografia bíblica" e "mapas" (nos marcadores, margem direita do Blog).

    ResponderExcluir
  18. professor tem estou na fila de espera, se puder me enviar os mapas de estudos por email agradeço muito. Pois sou estudioso e tem ensino. segue me email agradeço muito acmsilva_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Eu gostaria de ter os mapas, se ainda existirem e tiver sido melhorados ainda mais, sou um apaixonado por história ainda mais que estou me dedicando e me aprofundando na minha vida espiritual e no ministério que o Senhor se cumprira ! Sou o Christian manuel1009oliveira70@gmail.com meu email.

    ResponderExcluir
  20. Olá muito interessante sei trabalho se puder enviar no meu e-mail agradeço jmjfamilia@ymail.com

    ResponderExcluir