quarta-feira, 8 de setembro de 2010

BÍBLIA HEBRAICA EM ÁUDIO

As gramáticas de hebraico possuem uma séria limitação: elas não conseguem transmitir para os estudantes o som das consoantes e vogais. Para piorar, a transliteração de consoantes como o K  aparecem como “Kh” levando o leitor a pensar que o khaf tem som de “K”, quando na verdade tem som de “RR”. Isso ocorre porque geralmente as gramáticas seguem o sistema de transliteração europeu e americano. A palavra hebraica melekh=rei, por exemplo, deve ser pronunciada com um “r” forte no final: “melerr” e não “melek”.

Para tirar dúvidas sobre a pronúncia de consoantes (como o he com mappiq) ou vogais hebraicas (como o patah furtivo, o shva simples ou composto), visite este site. Ele disponibiliza o áudio de toda a Bíblia hebraica. Para ouvi-lo (ou baixá-lo) basta que você escolha o livro, o capítulo e o versículo. O ideal é que você tenha uma Bíblia hebraica eletrônica no seu micro para acompanhar a leitura do texto. Uma ótima pedida é o DAVAR, um programa gratuito muito leve e fácil de usar. Você pode baixá-lo aqui.

O texto é lido por Abraão Shmuelof, um padre já falecido nascido em Jerusalém (FOTO).  Mais informações sobre o padre podem ser encontradas aqui.

Você também pode se interessar pelo áudio das consoantes hebraicas isoladamente. Visite o site da Universidade de Washington e tire todas as suas dúvidas.

Quer ler mais sobre o hebraico aqui no Numinosum? Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário