quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O LIVRO APÓCRIFO DE I ENOQUE, OU ENOQUE ETÍOPE (RESUMO)

Por Jones Mendonça

Um dos livros apócrifos mais fascinantes é sem dúvida o livro de I Enoque (ou Enoque etíope), geralmente datado para o século II a.C. Este livro foi redigido originalmente em aramaico, mas a única versão disponível hoje está em etíope. Escrito em linguagem apocalíptica, entre 170 e 64 a.C., o livro carrega algumas semelhanças com o Apocalipse de João, cuja composição se deu mais de dois séculos depois. Abaixo um trecho do livro que descreve o nascimento de Noé:
Depois de alguns dias, meu filho Matusalém escolheu uma mulher para seu filho Lamech; ela engravidou e deu à luz um menino. O seu corpo era branco como a neve e vermelho como uma rosa, os cabelos da sua cabeça eram como a lã e os seus olhos como os raios do sol. Quando abriu os olhos encheu a casa de luz como o sol, e toda ela ficou muito iluminada (I En 106,1).
Outra parte bastante interessante do livro são os capítulos 6 a 16, que narram a queda dos anjos após desobedecerem a Deus acasalando-se com as mulheres humanas. Tudo começa com Semjaza, um anjo disposto a pagar o preço por sua desobediência. Ele relata seu desejo aos demais anjos, que decidem segui-lo no plano. Semjasa é acompanhado por mais dezoito anjos, que por sua vez chefiam, cada um, outros dez. Após levarem a cabo o plano, problemas inusitados começam a surgir:
Elas [as mulheres humanas] engravidaram e deram à luz a gigantes de 3.000 côvados de altura. Estes consumiram todas as provisões de alimentos dos demais homens. E quando as pessoas nada mais tinham para dar-lhes os gigantes voltaram-se contra elas e começaram a devorá-las (I En 6,2).
Mas os problemas não param por aí. Os anjos rebeldes transmitem seus conhecimentos aos homens, tais como a astrologia, a metalurgia, a ciência da confecção de cosméticos, as fases da lua, a feitiçaria, etc. Tais conhecimentos causam muitas guerras e o homem chega perto da aniquilação.

Após ouvirem o clamor dos homens e virem todas as desgraças causadas pelos anjos rebeldes, Miguel, Uriel, Rafael e Gabriel relatam o problema ao “Senhor dos mundos”, que decide purificar a terra com um dilúvio e punir os anjos perversos lançando-os num abismo de fogo.

O livro é fruto de uma tentativa de preencher uma lacuna existente no capítulo seis do livro do Gênesis:
“viram os filhos de Deus (hb. bney haelohim) que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram” (Gn 6,2).
No relato do livro de Enoque os bney haelohim (filhos de Deus) são os anjos e a decisão de Deus de destruir a terra (Gn 6,7) é provocada por esse episódio.

Resquícios da história contada neste livro são percebidos na epístola de Judas (Jd 14, s).

Para ler mais a respeito dos livros apócrifos, clique aqui.

Imagem:
Beccafumi, Domenico
Queda dos Anjos Rebeldes
c. 1528
Óleo sobre madeira, 347 x 225 cm
San Niccolò al Carmine, Siena

25 comentários:

  1. por que o livro de enoque nao foi incluído no canon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele mostra alguns assuntos que mostram no livro de Genesis, o primeiro livro da bíblia. Mas é considerado somente como escritura Cristã, pois não tem concordâncias em assuntos da bíblia, porém duvidosa.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Como esse livro e alguns outros excluídos do Canon são citados diversas vezes na própria blibia? Exemplo famoso é o livro de Judas que faz menção justamente do livro de Enoque...

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber, Se os Judeus tem o livro de Enoque. Ou se eles tem ciência dele!

    ResponderExcluir
  5. tem ser passado no crivo do Espirito Santo por isso nao esta La

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que o espirito santo, senao mais uma invençao da igreja?

      Excluir
    2. E o que o espirito santo, senao mais uma invençao da igreja?

      Excluir
    3. Espírito Santo o que foi anunciado por Jesus que viria após ele subir para Céu. Não foi invenção da igreja .

      Excluir
  6. É dificil estabelece uma unica ideia arrespeito dos apocrifos(ocultos), analizar e estudar bastante para ver se tem a inspiraçao de Deus...
    Pq se um livro nao tem nada a ver com os outros concerteza é falso, sinal se fossem verdadeiros, é a mesmo coisa que dizer q Deus se engana, e claro que Deus jamais se engana..
    E sobre o livro de Enoque, é bem interessante e faz sentindo. Mas " Fazer sentindo" nao é tudo, tem de ter a pura verdade... Pois tem varias mentiras que fazem sentido, tem de ter verdade..
    Bjs amados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O novo testamento nao "sentido" com o chamado velho, e nao tem nada a ver comno velho testamento como voces o chamam. Por isto que eu leio a Torah, é escrita da mesma forma ha 3500 anos, sem ediçoes, correçoes e atualizaçoes!

      Excluir
    2. O novo testamento nao "sentido" com o chamado velho, e nao tem nada a ver comno velho testamento como voces o chamam. Por isto que eu leio a Torah, é escrita da mesma forma ha 3500 anos, sem ediçoes, correçoes e atualizaçoes!

      Excluir
  7. como podemos dizer se é inspiração de DEUS...........
    como podemos dizer que a biblia que passou por diversas modificações pode também ser de DEUS, que coisa muito estranha isso, enoque foi também um homem de DEUS,, Meu jovem fabiotdb02, é claro que o verdadeiro DEUS O TODO PODEROSO não se engana, mas as pessoas estão se iludindo com conversas sem nenhum sentido do que se trata a ser, livros apócrifos.. quero deixar muito bem claro aqui, que gosto muito de estudar a fundo sobre o assunto, e vejo pelos olhos não somente da FÉ mas da realidade e verdade, que pela qual eu tenho visto isso, só quero deixar bem claro pra você meu jovem, a BIBLIA que você conhece hoje já foi mudada por varias vezes, como a septuaginta, Designação dada à primeira tradução do Antigo Testamento de hebraico para grego, tida como realizada por cerca de 72 tradutores. e depois virou a vugata e depois biblia, mas não irei entrar em nenhum detalhe sobre isso agora, mas, espero que venha estudar sobre isso com mais cuidado... até mais ver, ELVIN FRAZZANO...

    ResponderExcluir
  8. Há mistérios profundos no que se diz "Escritos Bíblicos". Se houvesse espaço para se incluir todos os livros que se diz respeito as Sagradas Escrituras, distribuídos desde a antiguidade pelos diferentes continentes, devidos a diversas mudanças e condições climáticas. ? Qual será a idade real desde a criação até hoje? cinco mil e novecentos anos? Se Deus sempre esteve e está presente no meio de nós, continua falando e usando até hoje seus profetas até este exato momento. ?Onde que o homem quer carregar AS SAGRADAS ESCRITURAS? teria que ser em uma carreta ou mais. Esta e a maneira de eu pensar. E tem mais e desde o principio o homem foi desobediente, e não se converteu de coração a Deus pelas escrituras que se têm. De que adiante se ter muito para ler e não obedecer em tudo como O Senhor Deus quer. Mas quando O Filho vier buscar a Igreja, Seu Pai também virá para os desobedientes que não se arrependeram e não deixarão seus maus caminhos. Irmão José Donizete de Três Corações M.G.(josedonizete_souza@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKK. Buscar qual "igreja" se a única que existiu até hoje foi extinta por volta do ano 70 DC, quando os romanos mataram toda a linhagem dos reis-sacerdotes de Davi e os Seguidores da Mensagem do Nazireu Vivo (os primeiros e únicos verdadeiramente "Cristãos") e depois montaram um livro, a seu bel prazer, inserindo grandes doses do Mitraísmo e da Adoração do Sol Invencível, que era a religião oficial de Roma, de seu imperador Constantino e de seus sequazes. Portanto, TUDO O QUE EXISTE HOJE, EM SE TRATANDO DE RELIGIÃO, ORDEM, DOUTRINA OU SEITA, É FALSO E ANTICRISTÃO!

      Excluir
    2. José Donizete muito bacana suas palavras.
      Já o amigo que respondeu a seguir quero dizer que tudo que se vive hoje é retirado da bíblia. Política, religião,leis e tudo mais que você pode imaginar que se vive hoje é retirado das sagradas escrituras.
      Pode até ter sido mudado muitas coisas mas não quer dizer que é falso.
      A base de tudo... tudo mesmo é a bíblia. Hoje em dia querem mudar tudo, por isso acho que chegamos no ponto de degradação ao qual nos encontramos.
      Forte abraço a todos e desculpa se ofendi alguem

      Excluir
    3. “A base de tudo... Tudo mesmo é a bíblia.” ... Só nos países de maioria cristã, né?

      “Pode até ter sido mudado muitas coisas mas não quer dizer que é falso.” ... Você só pode tá de brincadeira.

      Para falar assim, ou você é um leigo em teologia, ou é cego a respeito de alguns fatos e só enxerga aquilo que lhe convém.

      Quando se trata de bíblia, principalmente o novo testamento, não tem como saber o que tem “inspiração divina” ou não, pois a igreja católica fez inúmeras deturpações, acréscimos, plágios/cópias de outros livros e até mesmo adaptações de mitologias pagãs, além de fazer algumas traduções de forma errada e tendenciosa. Além disso, quem escolheu os livros que seriam canonizados foi a própria igreja influenciada pela doutrina que era “dominante” naquele momento, pois existiam várias doutrinas cristãs com formas de pensar diferentes, por isso que existem tantas versões e canonizações da bíblia atualmente. Todas essas deturpações nunca foram “inspirações divinas”, a bíblia é uma construção humana, mas as pessoas não aceitam isso pois foram doutrinadas a acreditar que tudo que há nela é divino, quanta ingenuidade. É por isso que é bom estudar teologia.

      Essa é para os crentelhos evangélicos:
      Falando em canonização, vocês sabiam que quando Martinho Lutero estava elaborando a bíblia protestante, ele originalmente não queria incluir os livros de Hebreus, Tiago, Judas e Apocalipse?
      E vocês sabiam também que ele odiava judeus e influenciou os pensamentos nazistas de Hitler? Aqui está a prova disso:

      https://pt.m.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2none_de_Lutero#:~:text=Lutero%20n%C3%A3o%20incluiu%20os%20livros,e%20bons%20para%20a%20leitura%22.

      https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sobre_os_Judeus_e_Suas_Mentiras#:~:text=Al%C3%A9m%20disso%20Lutero%20era%20feroz,Alemanha%20do%20s%C3%A9culo%20XX%E2%80%9D..

      Pois é, mas disso os crentes não falam, preferem dar dinheiro para líderes religiosos, e ficar acusando e condenando uns aos outros ao inferno do que estudar e obter conhecimento sobre a verdade, bando de alienados.

      Excluir
  9. O Livro de Enoque não fui incluído no canon hoje porque era contra as doutrinas da igreja católica. Existe inclusive um fato que Jesus estudou esse livro ao ter encontrado na biblioteca de Jerusalém na época, e foi neste livro que ele encontrou o título "Filho do Homem" e ele então se intitulou de "o Filho do Homem" por ter visto este nome no livro, que se referia a ele e ao seu proposito. Alguns dizem que este livro já fez parte da bíblia em uma época passada, mas não tenho quaisquer informação sobre isso.

    ResponderExcluir
  10. O livro de Enoque, como de outros apócrifos, não estão em nosso cânon porque nosso Antigo Testamento(Testamento a qual, se considerado canônico, estaria ele) é composto pela Septuaginta- versão da Bíblia hebraica para o grego koinê-, tradução feita depois de Cristo, isto é, no tempo no qual Jesus esteve entre nós todos os escritos, incluídos esses,eram usados entre o povo judeu.
    Então, nós pegamos a composição dela(Septuaginta) e rejeitamos alguns livros usados pelos antigos cristãos, incluindo, acredito eu, Judas. Por exemplo: Enoque.

    ResponderExcluir
  11. QUEM CONHECE A INSPIRACAO BIBLICA VE LOGO QUE O LIVRO DE HENOC SE COMPARA NA FANTASIA, AO LIVRO DOS MORMONS, EDITADO NO SECULO XIX. O AUTOR DE HENOC JAMAIS ~E INSPIRADO POIS TODA A PALAVRA DE DEUS ~E INSPIRADA, CONTEM IMENSAS CONTRADIOES EM RELACAO AO TEXTO BIBLICO, PENSO QUE SOFREU MUITAS INFLUENCIAS DA CULTA GREGA, E NAO SO, A QUAL PREDOMINOU NA REGIAO POR MUITO. TEMPO.O CONTEXTO HISTORICO DA DATACAO DO LIVRO, ERA TURBULENTO NA REGIAO E NAO PODEMOS ESQUECER QUE A RELIGIAO JUDAICA TEVE QUE ENFRENTAR DESAFIOS INTERNOS E EXTERNOS PARA NAO SER SOLAPADA.BASTA LER UM POUCO DE HISTORIA SOBRE OS ANTIOCOS QUE DOMINARAM A ZONA. O LIVRO DE HENOC TEM IMENSAS INCORRECOES TEOLOGICAS E POR ISSO NAO PODE FAZER PARTE DO CANONE SAGRADO.

    ResponderExcluir
  12. Ao contrario do que se diz o livro de Enoc tem doutrinas que apoiam a ICAR e a maioria das evangelicas, contradizendo no entanto o texto sagrado.

    ResponderExcluir