quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O “SÃO JERÔNIMO ESCREVENDO”, DE MICHELANGELO MERISI DE CARAVAGGIO

Por Jones Mendonça

Clique para ampliar
Já expus aqui no Numinosum minha admiração pelo trabalho de Caravaggio. O jogo de sombras, as cores, a intensidade da cena, os movimentos, enfim, tudo numa tela deste admirável artista é fantástico.

A tela que você vê acima tem como título “São Jerônimo escrevendo” e foi pintada em 1606. Para quem não sabe, Jerônimo (340-420) foi um erudito padre (conhecia o hebraico, grego e latim) responsável pela famosa versão latina da Bíblia, conhecida como Vulgata Latina. A tela encontra-se exposta atualmente na Galleria Borghese, Roma. Segue um comentário de Pomella Andrea sobre esta belíssima obra:
“O típico contraste luminoso (claro-escuro) somado a madura busca psicológica e metafísica. A construção geométrica e espacial da obra está sustentada por dois contrapontos que são a cabeça do santo, por um lado, e a caveira, por outro, uma trágica alusão à caducidade das coisas”[1].
É ou não de tirar o fôlego!

Nota:
[1] Fiz uma tradução livre do espanhol. POMELLA, Andrea. Caravaggio. ATS Editrice Italia, p. 12.

6 comentários:

  1. É como se fosse memórias postumas a caveira sobre livro.Fazendo alusão com o escritor.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Com o tempo o crânio que está sobre o livro poderá dar lugar ao crânio do próprio Jerônimo. Os homens se vão, mas a Palavra permanece...

    ResponderExcluir
  3. Existem outros quadros pintados professor. O. que achas do que tem um leão.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não conheço tal quadro de Caravaggio.

    ResponderExcluir
  5. entre em São jeronimo imagens.

    ResponderExcluir