sexta-feira, 3 de junho de 2011

ARQUIVO PALESTINA

Uma das utilidades que o Numinosum tem para mim é o seu funcionamento como um grande arquivo. Como um dos meus interesses pessoais é o conflito na Palestina, deixo abaixo alguns links importantes. Se eles também forem úteis para você, aproveite:

1. O jornal israelense Haaretz publicou um interessante artigo sobre a antiga controvérsia a respeito da fuga dos palestinos de suas terras. Israel e seus defensores dizem que os palestinos deixaram suas casas seguindo orientação da liderança árabe na época da guerra de 1948. Se eles sofrem hoje com a perda de suas terras, é por culpa de sua própria liderança, afirma o grupo pró-Israel. Os palestinos tem uma versão diferente. Eles alegam que foram expulsos por grupos terroristas judaicos como o Irgun, e pela Haganah (que mais tarde se tornaria o IDF - Forças de Defesa de Israel) antes da declaração de independência de Israel em maio de 1948.   Se isso for verdade, as terras dos palestinos foram usurpadas por Israel. Quem tem razão? Confira o artigo (na minha opinião equilibrado) de Fogelman Shay (03-06-11). Leia aqui (já traduzido pelo Google). 

2. O conflito entre árabes e israelenses recebeu ampla cobertura de jornais estrangeiros. E se pudéssemos dar uma expiada, por exemplo, nas páginas do New York Times entre o período de 1947 e 1948? Você pode ler trechos traduzidos pelo Google de algumas edições do jornal aqui, ou, se preferir, examinar em PDF cópias integrais dessas edições (em inglês, é claro). Cópias integrais aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Tire suas próprias conclusões...

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário