quarta-feira, 29 de junho de 2011

HISTÓRIA DA TEOLOGIA: UMA PEQUENA BIBLIOGRAFIA

No próximo semestre começo a lecionar história da teologia (apenas período da Reforma) no STBC. Como não dá para “pegar o bonde” no meio do caminho, vou precisar iniciar meus estudos pela patrística. Saí em busca de livros. Surpresa ruim: há pouca coisa de conteudo em português. Notícia boa: há muitas obras de qualidade em espanhol. Eis o que encontrei sobre o assunto:

GIBELLINI, Rosino. A teologia do século XX. São Paulo: Loyola, 1998.

O livro cobre desde a teologia dialética de Karl Barth à teologia ecumênica de Hans Küng. O autor não deixa de fora temas interessantes como a teologia negra e feminista. Leitura obrigatória para quem leciona teologia do século XX.  

ILLANES, Jose Luis; SARANYANA, Josep Ignasi. Historia de la teologia. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1995.

Ambos são professores da Universidade de Navarra, Espanha. Illanes leciona teologia dogmática e fundamental e Teologia Espiritual. Saranyana dá aula de história da teologia. No trabalho dos dois padres a teologia reformada recebe pouca atenção, apesar disso é tratada com bastante imparcialidade.

VILANOVA, Evangelista. Historia de la teologia cristiana : de los orígenes ao siglo XV, Tomo I. Barcelona: Editorial Herder, 1987.

VILANOVA, Evangelista. Historia de la teologia cristiana: prerreforma, reforma e contrarreforma - Tomo II. Barcelona: Editorial Herder, 1989.

VILANOVA, Evangelista. Historia de la teologia cristiana - Tomo III. Barcelona: Editorial Herder, 1992.

Trabalho magistral do monge e teólogo beneditino Evangelista Vilanova, considerado um dos maiores historiadores do cristianismo. Foi professor da faculdade de teologia da Cataluña por 25 anos. A obra, em três volumes, não deixa passar nada em branco.  De todos os livros que examinei, este é o mais completo. Cada volume tem cerca de 1000 páginas!

WILL, Durant.  A Reforma: história da civilização europeia de Wyclif a Calvino: 1300-1564. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Apesar deste livro não ser sobre a história da teologia, é uma obra que não pode faltar na estante de quem pretende compreender bem o que foi a Reforma. Com mais de 800 páginas, o livro é recheado de citações valiosas, como uma carta de Calvino a Farel tratando sobre as “loucuras teológicas” publicadas por Miquel de Servet. Nas lojas o livro não sai por menos de R$80,00. Na Estante Virtual encontrei por R$35,00.

OLSON, Roger. História da teologia cristã. São Paulo: Editora Vida, 2001.

Apesar de muito citado, este é o único livro cujas páginas não consegui examinar. Vou ficar devendo um comentário sobre ele.