sábado, 6 de agosto de 2011

CORINTO NO MAPA

Como estou preparando uma aula sobre a primeira epístola aos Coríntios, senti a necessidade de mostrar num único mapa a vasta região do império romano com destaque para a cidade de Corinto. Com a ajuda de alguns sites e programas, acabei confeccionando o meu próprio mapa. Corinto era uma metrópole da Antiga Grécia, localizada num estreito istmo entre o Mar Egeu e o Mar Asiático. Atenas era sua vizinha, isso talvez explique a existência dos céticos "sábios" (gr. sofous) tão criticados por Paulo nos quatro primeiros capítulos da carta. A comunidade cristã que lá existia foi fundada por volta dos anos 50, considerando que Lucas (At 18) cita Gálio, irmão do filósofo Sêneca, como procônsul em Corinto. Talvez o mapa seja útil para mais alguém, por isso o estou postando abaixo:

Clique para ampliar (1199 x 897)

5 comentários:

  1. Olá, meu nome é Paulo. Sou auxiliar de ensino de história e geografia na minha comunidade cristã.Parabéns pelo trabalho. Ficou bem didático.Solicito permissão para utilizar alguns mapas como "auxílio visual" para leigos (conhecimento bíblico básico).

    ResponderExcluir
  2. Paulo,

    Fique à vontade. Use quanto mapas quiser.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá,meu nome e Márcia.sou da igreja batista,estou fazendo um estudo sobre as viagens de Paulo e gostei muito do mapa
    Parabéns que Deus continue te usando

    ResponderExcluir
  4. Olá sou Jorge da Igreja Batista em Nova Odessa, obrigado pelo mapa.
    M e ajude , qual era o contexto dos cristãos em Corintios, pq Paulo pegou "pesado" com eles?

    ResponderExcluir