quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TRANSE E POSSESSÃO

 "O exorcista", 1973.
Um tema que desperta anos meu interesse há alguns anos é o fenômeno da possessão. Entenda-se por possessão um estado em que a individualidade de uma pessoa é temporariamente substituída por outra. Se essa nova individualidade é assumida por um demônio, anjo, espírito desencarnado, zars, pepos ou o que quer que seja, pouco importa. O fato é que não podemos classificar todos os casos de possessão como fingimento. Certa vez tive o desprazer de me deparar com um rapaz em "estado de possessão" enquanto participava de uma ação social numa rodoviária. O rapaz, com os olhos fixos nos meus, bebia sucessivamente os inúmeros copos de refrigerante que eu lhe servia. Ao final de cada golada ele dizia: mais! O refrigerante acabou e ele começou a dizer coisas sem sentido. Em meio a essas frases aparentemente desconexas iam saindo revelações sobre a minha vida pessoal. Um experiência perturbadora. 

A busca por uma explicação para os fenômenos de possessão foi empreendida por estudiosos proeminentes tais como Freud, Carl Jung (psicanalistas), Pierre Verger (antropólogo), William James (filósofo) e Aldous Huxley (escritor).   Um livro particularmente interessante sobre o assunto foi escrito pelo psiquiatra inglês William Sargant. Ele viajou pelo mundo ao lado de sua esposa registrando experiências de possessão com sua câmera e seu gravador. O livro contém algumas fotos e muitos relatos impressionantes. O foco do seu trabalho é o ambiente altamente sugestionável produzidos por alguns cultos religiosos (vodu, avivalistas cristãos, umbanda, etc.). 

Em diversas ocasiões Sargant confessa o quão envolvente pode ser um culto religioso:
"Pessoalmente sempre me mantive vigilante contra isso [ser subitamente dominado pelo estado de possessão], mantendo a mente ocupada ao filmar, fotografar e gravar o que se sucedia ao meu redor. Manter a mente vazia, aumentando a emotividade pessoal, ficando com raiva ou com medo, é tornar-se altamente vulnerável a essa experiência..." (SARGANT, William. A possessão da mente, p. 220). 

"Minha esposa observou-me que eu parecia estar tão hipnotizado e em transe quanto os manuseadores de cobras que eu fotografava [em revivals nos Estados Unidos] (Id. ibid, p. 228)" .

"Temi ser envolvido repentinamente pelo ritmo e entusiasmo, terminando por entrar em estado de transe e êxtase" (Id. ibid. p. 229). 
Um outro livro de Sargant sobre o assunto (Battle for the mind, 1957) provocou tanto impacto na época em que foi publicado que o famoso pastor da capela de Westminster, D. Lloyd-Jones (forte opositor da teologia liberal), se viu obrigado a proferir uma palestra (conversões: psicológicas e espirituais) para ministros cristãos no final da década de 50 com o intuito combater seu ceticismo. A palestra do pastor Lloyd-Jones, ao lado de inúmeras outras, foi publicada no Brasil pela editora PES (Discernindo os tempos: palestras proferidas entre 1942 e 1977). 


Jones F. Mendonça

ESTUDOS LITERÁRIOS E LINGUÍSTICOS NO CÂNTICO DOS CÂNTICOS [LIVRO GRÁTIS]

A Society of Biblical of Literature  está disponibilizando gratuitamente (para países com baixa renda per capita) o livro: "Solomon’s vineyard: literary and linguistic studies in the song of songs", de Scott B. Noegel e Gary A. Rendsburg. Na Amazon o livro custa cerca de $ 30,00.

Segue trecho da descrição do livro:

Os autores concluem que o poema foi escrito durante o período das duas monarquias, provavelmente por volta de 900 a.C., em algum lugar no norte de Israel, com o objetivo de censurar o rei Salomão e seus descendentes no trono em Jerusalém. 

Você pode baixar o livro aqui.

TEOLOGIA DA REFORMA [CAPA DE APOSTILA]

Espero concluir até o final do ano a apostila sobre a teologia da Reforma que estou preparando para meus alunos do STBC. O material contará com o seguinte sumário:

1. Os pré-reformadores: John Wycliff e Jan Hus
2. Erasmo de Hoterdã
3. Martinho Lutero
4. Ulrico Zwínglio
5. João Calvino
6. A Reforma radical
7. A Reforma inglesa
8. A Contra-Reforma
9. A ortodoxia luterana e reformada
10. Anexos (documentos produzidos pelos reformadores) 

O conteúdo da apostila não terá caráter apologético. A capa, em fase de conclusão, está abaixo:

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RABINOS IMPORTAM CARNE DE GANSO COM SABOR DE PORCO

Pode parecer piada, mas é sério. Alguns rabinos em Israel querem importar gansos da Espanha com sabor de carne suína. O importador, o rabino Yona Metzger, certificou-se com chefs não judeus que a carne tem mesmo o sabor anunciado pelos vendedores espanhóis. O escritório de Metzger diz que não há nada na lei judaica que impeça um judeu de comer ganso, não importa o gosto, desde que seja abatido de acordo com o ritual judaico. 

Acabo de ler a notícia no Haaretz. Leia aqui.

Caso a importação ocorra, os gansos também deverão fazer sucesso na Cisjordânia e em Gaza, pois os muçulmanos também não comem carne suína.  

EDITH PIAF: NON, JE NE REGRETTE RIEN


Cena arrebatadora do filme francês, "Piaf, um hino ao amor". A canção está entre as dez mais belas na opinião do físico teórico Stephen Hawking (e na minha também). A singular voz de Edith Piaf, com a mesma canção, também encerra outro filme francês de tirar o fôlego: "Os sonhadores", de Bernardo Bertolucci. A letra reflete o estado de espírito da cantora: 

Não! Nada de nada...
Não! Eu não lamento nada...
Nem o bem que me fizeram
Nem o mal - isso tudo me é igual!

Não, nada de nada...
Não! Eu não lamento nada...
Está pago, varrido, esquecido
Não me importa o passado! (2)

Com minhas lembranças
Acendi o fogo (3)
Minhas mágoas, meus prazeres
Não preciso mais deles!

Varridos os amores
E todos os seus "tremolos" (4)
Varridos para sempre
Recomeço do zero.

Não! Nada de nada...
Não! Não lamento nada...!
Nem o bem que me fizeram
Nem o mal, isso tudo me é bem igual!

Não! Nada de nada...
Não! Não lamento nada...
Pois, minha vida, pois, minhas alegrias
Hoje, começam com você!
Começa com você.

ISRAEL MANDA DEMOLIR POVOADO PALESTINO NA CISJORDÂNIA

Muitos conhecem a famosa frase do líder iraniano Mahmoud Ahmadinejad declarando que deseja "varrer Israel do mapa". Mas o que o Irã apenas declara, Israel de fato faz em relação aos palestinos. A ação, que é lenta, progressiva e contínua, constantemente é denunciada pelo jornal israelense Haaretz. Abaixo trechos da matéria da EFE, via Portal Vermelho (23/11/11):
Todas as casas do povoado beduíno de Deqeiqa, no sul de Hebron, receberam ordem militar de demolição, em um mais um exemplo da política de expulsão israelense na Cisjordânia ocupada, segundo denunciam organizações de direitos humanos.

[...]
Yousef Nayada, líder local, denunciou que "os israelenses constroem casas de luxo nos assentamentos enquanto retiram as dos palestinos". Sobre a transição para Hameda, o representante se opõe: "Lá (Hameda) não resta um só metro quadrado livre. Temos três mil ovelhas e cabras e 150 camelos, precisamos de espaço".
Leia mais aqui

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

NATIONAL GEOGRAPHIC PHOTO CONTEST 2011

No final deste mês encerram-se as inscrições para o concurso National Geographic 2011. O The Big Picture publicou uma seleção de 54 fotos já cadastradas. Delicie-se aqui

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

NOS SUBTERRÂNEOS DO INCONSCIENTE


Uma tartaruginha marinha sai do seu ovo numa praia qualquer da América do Sul. Surpreendentemente ela não hesita e parte imediatamente para o lugar mais improvável: as agitadas ondas do mar. Ninguém ensinou aquela coisinha miúda a andar, nadar, tampouco que o mar é um bom lugar para se viver. Mas é para lá que ela vai com todas as suas forças.

Uma ninhada de pintainhos acaba de nascer numa fazenda no sul da França. Mal saem dos ovos os desajeitados pintainhos partem para uma área descoberta e se deparam com um falcão. A reação é imediata. Os pintainhos fogem apavorados. O comportamento se repete até mesmo quando avistam um falcão de madeira. Curiosamente eles não temem aves como pombos ou pelicanos. Tal comportamento não foi ensinado pelos pais ou por outros membros da espécie, mas recebidos por herança. A origem desse fenômeno está no sistema nervoso central e é acionado pelos  “mecanismos liberadores inatos”.

Outro fenômeno curioso observado em animais é a estampagem (imprinting). O etólogo Konrad Lorenz notou que nas primeiras horas de vida um patinho tem grande probabilidade de se apegar à primeira coisa que vê. Ele adorava entrar na sala de aula acompanhado de patinhos “apaixonados”. Diferentemente do comportamento das tartarugas e dos pintainhos, a ligação entre os patinhos e o “objeto amado” é adquirido em vida. Estudos sobre a ocorrência da estampagem em seres humanos não são conclusivos.

Há paralelos entre as observações feitas pelos etólogos e a psicanálise. Carl Jung, por exemplo, percebeu que a psiquê humana possui um substrato psíquico comum de caráter inato (que ele chamou de inconsciente coletivo). Tal substrato psíquico pode se manifestar em sonhos ou mitos, apresentados na figura dos arquétipos. O inconsciente coletivo se distingue do inconsciente pessoal. Este último não possui caráter universal ou hereditário, mas contém lembranças perdidas ou reprimidas (não apenas de cunho sexual, como sustentava Freud).

As implicações das teorias de Jung são óbvias: no subterrâneo da nossa psique agem forças que escapam ao nosso controle. O homem não está preso somente ao passado de sua infância, mas também ao passado de sua espécie. Coube a Jung colocar a psiquê dentro do processo evolutivo.  

Jones F. Mendonça

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SAIU A E-SWORD VERSÃO 10

Quem não tem condições de adquirir o excelente (e caro) programa Bible Works, pode contar com programas gratuitos de ótima qualidade como a e-Sword. O programa proporciona Bíblias em diversos idiomas ( incluíndo, é claro, o grego e o hebraico), dicionários bíblicos, busca de palavras, mapas e muito mais. 

A versão 10.0.5 já está disponível para download no site oficial da e-Sword. A nova versão é compatível com todas as ferramentas da versão 9.x. 

Você consegue muitas ferramentas em espanhol neste site. Aproveite!

HISTÓRIA DA TEOLOGIA: PATRÍSTICA, PRÉ-ESCOLÁSTICA E ESCOLÁSTICA [RESUMO]

Ao ser convidado para lecionar a disciplina "teologia da reforma" neste ano no STBC, entendi ser oportuno apresentar na primeira aula um resumo da história da teologia desde os pais apostólicos até o declínio da teologia escolástica. Consultei alguns livros e o resultado é este que você vê abaixo. Espero que lhe seja útil. 
História da teologia: patrística, pré-escolástica e escolástica [resumo]

FAVELA CARIOCA [CHARGE]

Fonte: Charge Online

terça-feira, 15 de novembro de 2011

APOSTILA DE HEBRAICO II


Venho trabalhando há algum tempo numa apostila de hebraico que possa ser útil aos meus alunos do STBC. Publiquei aqui a primeira parte (consoantes e vogais). Hoje estou publicando algo sobre acentos e outros sinais importantes no hebraico.

Apostila de Hebraico II (Acentos e Sinais Importantes)

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

LUIZ FELIPE PONDÉ NO RODA VIVA

O filósofo e psicanalista Luiz Felipe Pondé, doutorado em Filosofia pela USP/Universidade de Paris e pós-doutorado em Epistemologia pela Universidade de Tel Aviv, foi entrevistado por Marília Gabriela no programa Roda Viva. 

Para conferir a entrevista, em quatro blocos, clique aqui

Atualmente Pondé é professor do programa de pós-graduação em Ciências da Religião e do Departamento de Teologia da PUC-SP, da Faculdade de Comunicação da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado) e professor convidado da pós-graduação de ensino em ciências da saúde da Universidade Federal de São Paulo e da Casa do Saber.


ATAQUE AO IRÃ PODE OCORRER ANTES DO NATAL

Usina nuclear iraniana. Foto: AP
A informação é do jornal britânico Daily, via Haaretz (10-11-11): 

Funcionários do alto escalão do governo britânico acreditam que Israel vai lançar um ataque militar às instalações nucleares iranianas dentro de dois meses. Fontes do governo britânico dizem que há um entendimento consensual que Israel vai tentar danificar ou destruir instalações nucleares do Irã com o apoio logístico norte-americano. 

Continue lendo aqui

A Rússia diz que ataque será um erro grave. Leia a matéria publicada no Al Jazeera


terça-feira, 8 de novembro de 2011

OBAMA E SARKOZY FALANDO MAL DE NETANYAHU: IMPERDÍVEL

Acabo de chegar da aula de hebraico. Sento-me diante da TV e ouço a notícia: Obama e Sarkozy foram flagrados falando mal do primeiro ministro de Israel, Benjamim Netanyahu. Eu, claro, dei boas gargalhadas. Segue trecho publicado no Haaretz (08-11-11):
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse ao presidente dos EUA, Barack Obama, na semana passada, que ele estava farto de lidar com primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e considerou-o um mentiroso.
Sarkozy fez o comentário durante uma conversa particular com Obama durante uma reunião de cúpula do G20 na cidade de Cannes na semana passada. Os comentários foram ouvidos por um pequeno número de jornalistas e mantidos em segredo até então.
Agora a melhor parte:
Eu não posso suportar Netanyahu [diz Sarkozy], ele é um mentiroso. 
Eu assino embaixo!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

GUERRA À VISTA

Imagem: Casso/Iran Cartoon
O que já vinha sendo noticiado há algum tempo em jornais israelenses, parece ter ganhado atenção internacional: o ataque ao Irã. Veja no J Post, Haaretz, Al JazeeraYnet e Maariv. Publiquei aqui a opinião de Meir Dagam, ex chefe do Mossad (serviço de inteligência israalense), sobre um possível ataque israelense à instalações nucleares iranianas. 

Jones F. Mendonça

GRAMÁTICAS E LÉXICOS DE HEBRAICO PARA DOWNLOADS


Há quem ainda não saiba que o Google disponibiliza muitos livros para download que já caíram em domínio público. No ano passado, quando convidado para lecionar hebraico no STBC, baixei tudo o que encontrei pela frente. Uma das preciosidades que se pode encontrar, por exemplo, é a clássica gramática de hebraico bíblico escrita pelo hebraísta alemão Willian Gesenius' (em inglês).

Devido a minha falta de habilidade com o inglês fui obrigado a me concentrar primeiro nas obras escritas em espanhol, idioma que domino com certa facilidade, e, lógico na única obra que encontrei em português (do século XIX, diga-se de passagem). Nas férias deste ano pretendo me concentrar no léxico e na gramática de Gesenius'. É o que há de mais completo sobre o assunto. Abaixo uma relação do que encontrei:

Em português:

DA PAZ, Francisco. Compêndio dos princípios da grammatica hebraica. Coimbra: Real Imprensa da Universidade, 1826.

Em espanhol:

BRAUN, J.J. Gramática hebrea. Madrid: Libreria de A. Duran, 1867.
CHAVEZ, Moises. Diccionario de hebreobiblico. Editorial Mundo Hispano: El Paso, Tx, 1997.
GARRIGA, Ramón Manuel. Elementos de Gramática hebrea. Barcelona: Estabelicimiento Tipográfico de Narciso Ramirez y Compañia, 1866.

Em inglês e francês:

BENNER, Jeff A. The ancient hebrew lexicon of the Bible. College Station, Tx, 2005.
CHOMSKY, Willian. The eternal linguage. Skokie, Illinois: Varna Books, 2001.
COWLEY, A. E. (edit). Gesenius' hebrew grammar. Oxford University Press, 1909.
GLINERT, Lewis. Modern hebrew. Routledge, 2005.
HOOGHT, Everardo Van Der (edit.) New York. The Hebrew Bible.Whiting and Watson, 1815.
JOÜON, P. Paul. Grammaire de l'hébreu biblique. Rome: Institut Biblique Pontifical, 1947.
MITCHEL, Larry A. A Student's vocabulary for Biblical hebrew and aramaic, 1984.
SEIXAS, J. A Manual hebrew grammar for the use of beginners. Michigan: Gould and Newman, 1834.
STUART, Moses. A Hebrew Grammar with a Praxis on Select Portions of genesis and the Psalms. Publisher. Andover, Flagg and Gould, Printed at the Codman Press, 1823.


Jones F. Mendonça

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O CÂNTICO DOS CÂNTICOS GANHA CONGRESSO EM VENEZA

O site do IHU (01-11-11) noticiou que Veneza receberá, entre os dias 3 a 6 de novembro, um congresso sobre o livro de Cantares patrocinado pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Participarão do debate Moshe Idel (estudioso da cabala), Eliette Abécassis (escritora francesa), Ami Bouganim Monique Canto-Sperber (filósofos), Yair Zakovitch (biblista), Marco Ceresa (professor de literatura chinesa e de estudos culturais), Guy Stroumsa (professor de religião comparada), Menachem Ben Sasson Haim Baharier (especialistas em hermenêutica bíblica) e Clemence Boulouque (escritora especializada em Cabala e misticismo).

O IHU também publicou uma entrevista com dois dos especialistas citados acima: Moshe IdelHaim Baharier. O padre Enzo Bianchi fundador e prior da comunidade monástica de Bose, também  é ouvido. 


Jones F. Mendonça