sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

HISTÓRIA DE ISRAEL, DE MARTIN NOTH [LIVRO]


Escrita em 1950, "História de Israel", de Martin Noth tornou-se obra de referência para quem estuda o Antigo Testamento. Noth é conhecido como o criador da hipótese (já descartada) de que o Israel pré-estatal, como em algumas cidades gregas, vivia sob uma anfictionia, confederação de tribos reunidas ao redor de um templo:
No obstante, parece ser que el número doce (o seis) conservado siempre fielmente, posea, además de motivos místicos, una utilidad realmente práctica; estas tribus constituidas en asociación tenían el deber de ocuparse del santuario y del culto común durante uno o dos meses cada una. En Grecia, a las ligas sagradas se las denominaba «anfictionías», es decir, «comunidades de gentes que vivían alrededor (de un santuario)», y esta expresión puede servir de terminus technicus para tales asociaciones (p. 93).
Certa vez procurei pelo livro em sebos e o máximo que consegui encontrar foi uma edição de 1970 em italiano "Storia Disraele". Dada a dificuldade em encontrar o livro, faço aqui uma exceção e indico o link onde é possível baixar uma edição em espanhol: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário