quarta-feira, 4 de abril de 2012

UT-NAPISHTIM, O NOÉ SUMERIANO

O Noé sumeriano narrado na epopeia de Gilgamesh:
Carreguei tudo o que tinha semente de vida. Levei à arca toda a minha família e meus parentes. Animais selvagens, animais domésticos, levei para a arca todos os operários. Entrei na arca e fechei  a porta. [...] Seis dias e seis noites choveu como se fosse uma cachoeira. No sétimo dia o dilúvio se acalmou [...]. Todos os homens estavam cobertos de lama.
O motivo do dilúvio, neste caso, foi que os homens perderam o costume de oferecer sacrifício aos deuses. Ut-napishtim foi salvo por Ea, deus da sabedoria.

Abaixo uma “foto” do Noé sumeriano dentro da arca:


A imagem no contexto original: G. Maspero. History of Chaldea, Volume 3, Parte A.

7 comentários:

  1. Jones, você sabe se existe alguma evidência de que os hebreus se basearam nessa história ou em alguma semelhante para escrever a história da arca de Noé?

    Ótima postagem, aliás.

    ResponderExcluir
  2. O "Noé babilônico" aparece num relato muito antigo, talvez 2000 a.C., ou seja, ganhou a forma escrita bem antes do Gênesis. É bem provável que o relato babilônico tenha inspirado os hebreus a escreverem a história da arca de Noé.

    ResponderExcluir
  3. Não não, foi pura coincidência que os hebreus apareceram com uma história sobre um dilúvio em escala global e uma arca de um escolhido de deus. Não sei até que ponto os religiosos são tolos e ingenuos, e até que ponto são apoucados intelectualmente.

    ResponderExcluir
  4. "Os religiosos" não, "alguns religiosos". A tolice e a ingenuidade é um mal que acomete religiosos e não religiosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo amigo a ignorância e falta de interesse é comum a uma grande parcela de qualquer grupo humano

      Excluir
    2. Certíssimo amigo a ignorância e falta de interesse é comum a uma grande parcela de qualquer grupo humano

      Excluir
  5. Se o texto foi concluído após o exílio, é plausível que os autores hebraicos tenham tido acesso aos textos babilônios e assírios.Mas também não é impossível que difusão do tema tenha sido mais antigo, visto que o dilúvio grego também tem certas similaridades.

    ResponderExcluir