sexta-feira, 17 de agosto de 2012

AS INSTITUTAS [TEXTO ORIGINAL EM LATIM)

Tenho relido alguns capítulos de "A Reforma" de Will Durant. Um livro magnífico. Ao apresentar a vida e obra de Lutero, Calvino, Zuínglio e tantos outros, o autor mostra as virtudes, mas também o lado sombrio dos reformadores geralmente omitido em livros escritos por protestantes (o que são obras "selecionadas" senão uma coleção de textos que favorecem determinada visão?). Mas não quero falar hoje sobre textos censurados  escritos pelos reformadores. 

Durant diz que Calvino confessou em suas Institutas (III,  XXIII, 7) que o fato de Deus ter lançado tanta gente à morte eterna, sem remédio,  é um "decreto terrível". Consultei minha versão das Institutas. Está lá: "decreto espantoso". Mas "terrível" é bem diferente de "espantoso". Decidi dar uma olhada no texto original em latim. Fucei aqui e ali e acabei encontrando o que queria:

Diversos comentários de Calvino aqui (em inglês). 
Mais comentários e as Institutas em Latim (wikilivro, HTML, PDF, UTF-8) aqui

Ah, já ia me esquecendo. No latim, vem escrito: "decretum quidem horribile". 


Jones F. Mendonça

2 comentários:

  1. Batismo de Crianças – DEFENDIDO POR CALVINO



    O Batismo de adultos exige fé e arrependimento. Porém de crianças conforme lemos nas escrituas (At 2,38-39; 16,15.33; 1Cor 1,16.)os pais suprem sua falta de fé; não há necessidade de arrependimento, pois a criança não tem culpa pessoal nenhuma.

    Se a criança não tem culpa nem pecado, não há necessidade de arrependimento nem de satisfação, aplicando-se o Batismo apenas para o pagamento do pecado original, não dos atuais,pois as crianças não os tem.

    O BATISMO DE CRIANÇA VIOLA A LIBERDADE DE ESCOLHA?

    Ora,se um pai sabe que há uma epidemia de poliomielite, ele procura imediatamente vacinar seu bebê, sem pedir-lhe consentimento para isso. Estará ele violando a liberdade de seu filhinho? Deveria esperar que ele crescesse e escolhesse "livremente" se quer ser vacinado, ou se prefere ficar aleijado?É evidente que o pai, querendo o bem de seu filho, irá vaciná-lo sem esperar que ele cresça para decidir por si mesmo.



    Quem sabe o bem que é ser batizado, tornando livre do pecado original, filho de Deus, membro da Igreja e herdeiro do céu, quer o quanto antes esses bens para seus filhos.

    Por isso, sendo os pais donos de seus filhos, podem decidir por eles que recebam o batismo o mais cedo possível.A atitude assumida pelos protestantes contrária ao batismo das crianças, exigiria também que eles fossem contrários à vacinação dos bebês contra a poliomielite, sarampo, etc. O que seria um absurdo.


    O batismo Católico é único, trinitário, e se dar apenas uma vez na vida,( Há uma só fé e um só batismo: Efésios 4:5) e tem caráter indelével, regenerador e de filiação divina (E não filiação Católica), e principalmente de ELEIÇÃO IMERECIDA, GRATUITA da parte de Deus.Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi...” (Jo 15,16).

    Batizar as crianças é conforme a Bíblia, de fato:


    a) O Batismo nos honra Filhos de Deus herdeiros do céu: “Quem crer e for batizado, será salvo”; “Quem não renasce da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino dos Céus” (Jô 3,5). As crianças também têm direito de tornar-se filhos de Deus! Quem pode tirar este direito às crianças?

    b) As crianças recém-nascidas não tem nenhum pecado atual, por isso não é preciso nenhum arrependimento para serem batizadas. O arrependimento só é necessário para os adultos, capazes de pecar.

    c) Jesus disse: Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19; Mc 16,16). Jesus diz: batizai todas as gentes. Será que para os protestantes criança não é gente?

    d) As crianças são batizadas na fé dos pais. Os pais é que devem desenvolver a fé dos seus filhos que foram batizados, educando-os nessa fé.



    Nos Atos dos Apóstolos se lê que estes batizavam famílias inteiras. Ora, nas famílias há sempre crianças:

    a) “Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda a sua família” (At 16, 32-33) – As crianças também fazem parte da família.

    b) Lídia, vendedora de púrpura, “foi batizada juntamente com toda sua família” (At 16, 14-15)

    c) Batizei também a família de Estéfanas” (1 Cor, 16).



    Nessas três vezes em que os apóstolos batizaram, eles o fizeram por infusão e não por imersão, pois não havia nem rios nem riachos, estavam em casa ou no cárcere.
    A Bíblia sugere o batismo de toda uma casa, o que inclui as crianças: At 2,38-39; 16,15.33; 1Cor 1,16.
    A circuncisão (Normalmente feita em crianças) foi substituída pelo batismo: Cl 2,11-12.
    O batismo é necessário para a salvação: Jo 3,5.
    Todas trazem o PECADO ORIGINAL de Adão:Rom.3,23
    Salmo 51,7: Eu nasci na Culpa, minha mãe me concebeu pecador.

    Simples assim, entenderam ? Ou quer que desenhe ?

    "Se enxerguei além dos outros, é por que estava no ombro de gigantes" (Isaac Newton)

    Visite e deixe seu comentário em meu blog:


    http://berakash.blogspot.com.br/2012/06/respondendo-as-calunias-dos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu objetivo não é criar discordias e não tornarei a responder em caso de objeções, mas não creio em praticamente nada que você disse no seu comentario
      1° O fato de uma pessoa ser salva não garante salvação de seus filhos
      2° De onde você tirou que o batismo em aguas tira o pecado original?
      3° Você não está crendo em eleição incondicional ao dizer que é dever dos pais desenvolver a fé em vossos filhos, salvos, segundo seu ponto de vista por um batismo em aguas
      4° Tem certeza que o que Jesus disse em João 3 é o batismo em aguas? Ef 5:26; Tt 3:5
      5° O texto que você citou não diz que a circunsição foi trocada pelo batismo, o batismo em questão é batismo na morte de Jesus, ou seja a regeneração, veja Romanos 2:25-29, os ultimos versiculos esclarecem a questão, a circuncisão verdadeira é do coração e é obra de Deus por meio de seu Espirito, no versiculo que você citou o versiculo 11 é bem claro

      Excluir