quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O QUE VOCÊ VÊ?

Matéria publicada no Haaretz (03/08/12): "selo encontrado por arqueólogos israelenses pode dar substância à lenda de Sansão". Segue um trecho:
O selo, medindo 1,5 centímetros, descreve um grande animal ao lado de uma figura humana. O selo foi encontrado em um nível de escavação que remonta ao século XI a.C. Isso foi antes do estabelecimento do reino da Judéia e é considerado o período bíblico dos juízes, no qual viveu Sansão. Estudiosos dizem que a cena mostrada no artefato lembra a história de Sansão, em Juízes, lutando contra um leão.
Agora observe a imagem do selo:


O selo mostra um homem (ou uma mulher) próximo ao que parece ser um animal (um cavalo, um boi, um jumento, um leão?). Só. Alguém diz que pode ser o Sansão do livro bíblico dos Juízes (??!!). Num desses Blogs apologéticos outro vai além e diz que foi encontrada uma prova da existência de Sansão. É o fim da picada. 

Por acaso a BAR de set/out publicou um interessante artigo sobre o uso de textos na formulação de hipóteses no trabalho arqueológico. Quem assina é Kevin McGeough do Departamento de geografia da Universidade de Lethbridge. 

Leia aqui


Jones F. Mendonça

Um comentário: