domingo, 17 de março de 2013

MILENARISMOS

Cena da mitologia persa
Faço buscas sobre movimentos milenaristas. Acabei encontrando, por acaso, o Center of Millennial Studies, da Universidade de Boston. Definição do centro de estudos presente no site: 
O Centro de Estudos do Milênio (CEM), um centro de pesquisa sem fins lucrativos baseado na Universidade de Boston, com filiais em todo o mundo, é o maior centro mundial de pesquisa acadêmica dedicada a estudos milenares. Composto por acadêmicos, pesquisadores independentes, estudantes de graduação e outros, o CEM fornece uma importante ligação entre amplas disciplinas e o crescente interesse popular em atividades milenares e apocalípticas.




Jones F. Mendonça 




2 comentários:

  1. Osvaldo,

    No que diz respeito à cultura mesopotâmica, é fácil identificar a influência que deixou no judaísmo. Temos textos sumerianos do II séc. a.C. Difícil contestar. Mas quando o assunto é a Pérsia, tudo se torna muito difícil. O Avesta conheceu um processo redacional que só terminou no final da Idade Média. Para piorar, os autores que defendem a influência persa no judaísmo raramente citam fontes primárias (limitam-se a citar opiniões de especialistas). Ainda estou em busca de um trabalho mais convincente.

    Você pode me sugerir alguma obra sobre o assunto?

    ResponderExcluir