segunda-feira, 24 de junho de 2013

VÃO AS LEIS COMO QUEREM OS REIS

Século XVI, década de 30. Lutero, escandalizado com as teorias heliocêntricas de Copérnico publicadas em seu Commentariolus, em 1513-14, saiu-se com essa: 

“O povo dá ouvidos a um astrólogo pretensioso que se empenha em mostrar que a terra gira, e não os céus e o firmamento, o sol e a lua... Esse louco quer reverter o esquema inteiro da astronomia; as Santas Escrituras, porém, falam-nos que Josué ordenou ao sol quedar fixo, e não a terra”[1].

Calvino, numa exegese um tanto duvidosa, arrematou com o Salmo 93,1: “Firmou o mundo que não vacila”. E acrescentou: “Quem se aventuraria a colocar a autoridade de Copérnico acima da do Espírito Santo?”[2].

Quinhentos anos se passaram. A Bíblia ainda é um vaso na mão do leitor-oleiro. A interpretação é literal apenas quando e enquanto convém. Vale o ditado latino: “Quae vult rex fieri, sanctae sunt congrua legi” (vão as leis como querem os reis).  

Notas:
[1] Lutero, Table Talk , 69, in Fosdick, Great Voices of the Reformation, XVIII apud DURANT, Will. A Reforma, 2001, p. 724.
[2] In Russel. B, Hy of Western Philosophy, 528 apud id ibid.



Jones F. Mendonça

2 comentários:

  1. Excelente Jones.
    Quando ainda era católico mas estava me desconvertendo passei por uma crise assim também devido ao dogma da infalibilidade papal. Eu realmente acreditava nisso, então inventei de pesquisar quais eram as declarações infalíveis dos papas.

    Qual a minha surpresa quando vejo que há uma imensa discordância quanto ao que é considerada uma declaração "ex cathedra" ou não: para alguns, uma certa encíclica papal que prega contra a liberdade religiosa é infalível e para outros não. E assim em muitas coisas. Poucas são as concordâncias. É basicamente um racha entre os católicos mais liberais e os mais conservadores.

    É mais um exemplo do que você falou: quando convém, interpreta-se tal dito papal como infalível; quando não convém, "era só a opinião dele, mas nós podemos pensar diferente".

    Interpretar a bíblia literalmente ou em sentido figurado é exatamente o mesmo: quando convém, literal; quando não...

    Ricardo

    ResponderExcluir