segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SEJA BÍBLICO, SEJA TRADIÇÃO![?]

Dica para encontrar o verdadeiro sentido das Escrituras segundo um escritor cristão: compare as versões e seja bíblico! Hummm, será?

O primeiro problema está na comparação entre as versões. Ora, comparar versões em busca da melhor tradução é como buscar a mais fiel reprodução artística de um rosto por meio da comparação entre as telas. O mais óbvio não seria comparar as reproduções com o rosto real? No caso do texto, seria preciso conhecer o “rosto original” (texto original, o autógrafo). Vale lembrar que neste caso não existe um “rosto original”, mas “cópias embaçadas do rosto original”. Tal tarefa, como se vê, é bem mais árdua.

O segundo problema está no imperativo “seja bíblico”. Ora, se o que o leitor está buscando é exatamente o sentido do texto bíblico, como ele poderá assumir uma postura bíblica antes mesmo de ter acesso ao texto?  Um argumento circular ingênuo. 

Os católicos ao menos são honestos. Sabem (e admitem) que no final das contas quem manda é a tradição. 


Jones F. Mendonça

2 comentários:

  1. Os católicos não são honestos ao defenderem a 'Tradição'....tanto é que há a confusão das doutrinas agostinianas até hoje,por causa da Igreja Grega,que não seguem nenhuma...até mesmo a invençaõ de moda do 'Pecado Original',desconhecido no Oriente.....mas,com todos os erros vigentes,ainda é melhor ficar com os textos,sendo biblicos ou não,do que com a Tradição....a Legislatura escrita vale mais que a palavra falada...por isso que os tempos do Genesis são duvidosos....a Civilização só nasce com a escrita....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, não esqueça, a Bíblia também é tradição. O cânon é tradição. A leitura é orientada pela tradição (tanto no catolicismo como no protestantismo).

      Os católicos são mais honestos não porque "seguem a tradição", mas porque assumem que seguem a tradição.

      Excluir