sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

KEL TAMASHEQ - MÚSICA TUAREG


Porque há outros mundos possíveis, paisagens possíveis, timbres possíveis, formas de vida comunitária possíveis, expressões artísticas possíveis... 

Jones F. Mendonça

4 comentários:

  1. Bela canção! Esta é uma música tuaregue, um povo bérbere que vive no norte da Africa. Seu elemento mais característico é o turbante azul ("Tagelmust") que os homens levam sobre a cabeça quase o tempo todo. Mas mesmo assim costumam se definir como Imuhagh ("os homens livres"), devido a não pertencerem a nenhuma casta: são nômades.

    ResponderExcluir
  2. Se estiver interessado em mais música bérbere, mais especificamente judeu-marroquina veja: https://www.youtube.com/watch?v=b-msVdgLL2M

    Veja também a canção "Ana dini din Allah", uma música tradicional árabe, que significa algo como "Minha religião é a religião de D'us (Allah)", interpretada por Emil Zrihan:
    https://www.youtube.com/watch?v=G75hQ4NZtW0

    E há, é claro, a mesma canção na maravilhosa versão de Amina Alaoui:
    https://www.youtube.com/watch?v=-riFyqUWP5Q

    Para saber mais sobre os judeus marroquinos veja este documentário (em francês):
    https://www.youtube.com/watch?v=hYuTbuD9tfM

    ResponderExcluir
  3. Recomendo também conhecer a tradição musical judeu-iraquiana, representada de forma magnífica pelo rav Yehuda Ovadya Ftaya, descendente de uma longa linhagem de rabinos iraquianos. Para começar, veja a bela canção "Az Yeranen":
    http://www.youtube.com/watch?v=2o9ZCYkydIo

    Ainda na interpretação de Rav Yehuda Ftaya, veja a emblemática "Yedidi Hashachta":
    http://www.youtube.com/watch?v=yKYSfPLsX1Q

    A grosso modo, as músicas marroquinas são alegres e festivas enquanto as iraquianas são reflexivas e místicas, como mantras indianos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas sugestões. Com certeza vou ouvi-las.

    ResponderExcluir