terça-feira, 29 de março de 2016

A FALHA SIRO-AFRICANA [GEOGRAFIA BÍBLICA]

Clique para ampliar

A imagem mostra o norte da África (destaque para o Egito) e a costa oriental do Mediterrâneo (Israel/Cisjordânia, Líbano, Síria, Turquia). Repare na grande fenda (a falha siro-africana, a região mais baixa do planeta) que vai do sopé do Hermon ao Mar Vermelho, causada pelo encontro entre duas placas tectônicas, a arábica e a africana.

Do norte para o sul: Monte Hermon, Mar da Galileia, Rio Jordão, Mar Morto e os Golfo de Áqaba (à direita) e de Suez (à esquerda). Entre os dois golfos do Mar Vermelho está o deserto do Sinai (o monte Sinai fica mais ao sul, por isso não aparece na imagem).



Jones F. Mendonça

3 comentários:

  1. Valeria a pena uma precisão: não é a região mais baixa do planeta. Até poderia ser, caso se fizesse a ressalva: desconsiderando-se os oceanos, já que nos oceanos há profundidados abaixo do espelho d'água que ultrapassam os 10.000 metros. Mas, mesmo em relação à parte terrestre da superfície do planeta, a parte mais baixa me parece corresponder a de um lago na Sibéria, mas posso estar enganado... De qualquer forma, o texto mereceria uma revisão.

    ResponderExcluir
  2. O lago Baikal, na Sibéria, é o mais profundo do planeta, mas sua lâmina d'água fica acima do nível do mar. A lâmina d'água do Mar Morto fica a quase 400 metros abaixo do nível do mar. É portanto, a PORÇÃO SECA (aqui acato sua ressalva) mais profunda do globo terrestre.

    ResponderExcluir
  3. Geografia Bíblica, fascinante, tenho prazer neste estudo. Correto Jones, informação precisa.

    ResponderExcluir